quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MARILIA ORGULHO EM PRODUÇÃO DE CAFÉ

O café no Brasil e suas origens


O cafezeiro – antiga denominação para o que chamamos hoje de cafeeiro – é uma planta natural das estepes da Etiópia. Seu fruto, tal como o guaraná para os índios do Brasil, era aproveitado por estes povos africanos a muitos séculos na confecção de bebidas. Da África seu uso passou aos persas, destes aos árabes que o divulgaram a partir do século XV como um grande estimulante. Assim suas sementes se espalharam por todo o mundo islâmico. Com o comércio com os árabes, o café chega a Constantinopla e logo em seguida a Europa, assim, resumidamente, o café ganhou o gosto de milhares de pessoas do Oriente a Europa.

O consumo do café popularizou-se muito na Europa durante o século XVII, onde toda a produção vinha da Arábia em pequenas escalas. Sendo então a cultura do café muito lucrativa, ela se estendeu por todos os cantos do globo, onde pudesse aclimatar-se, mas a procura do café era muito maior do que a produção, gerando falta do produto no mercado.

Na América do Sul a planta chegou pelas mãos dos franceses quando tentavam colonizar o Novo Mundo. Na tentativa de fincar raízes neste continente é que foram trazidas as primeiras mudas de café para o Brasil – por brasileiros em contato com os franceses – em 1727, plantando-as em Belém do Pará. Quase que de mãos em mãos as sementes do café foram “descendo” a costa do litoral brasileiro, sendo experimentado em diversas províncias (depois Estados) brasileiras até chegar na década de 1770 ao Rio de Janeiro, sendo nesta cidade onde a planta encontrou incrível adaptação.
Em 1930 as primeiras fazendas de café chegam a cidade de Marilia,começa o inicio de uma historia de sucesso e qualidade em produção de café.
Ainda hoje Marilia produz bebida de ótima qualidade e destaca no cenario mundial em produção do café.




Um comentário:

  1. É fato que o cafê é a melhor bebida em todo o Ocidente e deixando o sabor, qualidadde e sua historia ao povo oriental.....árabes, indianos, chineses, tibetanos, mongóis, coreanos, ...Aprenderam a saborear o nosso cafezinho....PARABENS MARILIA por estar sempre presente na tragetoria de::: CAPITAL NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO.Parabens prfº Carlinhos Gouveia...bem lembrado falar de nosso OURO NEGRO, riqueza INICIAL BRASILEIRA. em nossos cofres brasileiros.
    grande abraço.

    ResponderExcluir